domingo, 28 de junho de 2009

Saint Seiya - The Lost Canvas

Iow

Eu, junto da geração que nasceu nos anos 80, com certeza assistiu na antiga Rede Manchete a saga dos Cavaleiros do Zodíaco. E muitos, como eu, consideram a série um dos melhores animes já feitos. Não com relação a qualidade gráfica, afinal na época nem se falava em alta definição. Mas a história, o enredo, a evolução dos personagens, a inteligência das tramas... Enfim, Cavaleiros do Zodíaco é o anime da infâcia de muita gente.

(Qualidade tosca, mas era muito bom! =) )

O mangá dos Cavaleiros do Zodíaco define, basicamente, 4 fases: a inicial, com a guerra galática, a etapa das batalhas das 12 casas (a parte que muita gente considera a melhor), a batalha de Poseidon e por fim a batalha de Hades, o grande inimigo de Atena. Isso no mangá. No anime, a coisa foi um pouco diferente.

Como todo anime que faz sucesso, encheram ele de fillers. Entre a guerra galática e as 12 casas houveram trocentas batalhas (da onde raios tiraram aqueles "Caveleiros de Aço" ?), e entre as 12 casas e Poseidon houve a batalha de Asgard. Tá, tudo bem, apesar de ser filler, a batalha de Asgard foi bem feita (bem melhor que os fillers horríveis de Naruto, por exemplo).

A questão toda é que quando acabou Poseidon no anime... Acabou a série!!! Não foi feita a saga de Hades, que é o grand finale real da série. E ficou nisso, por um bom tempo...

Até que, novamente, os japoneses se deram conta de quão lucrativa é a série, e resolveram fazer em anime a saga de Hades. Hoje posso dizer "ainda bem que só fizeram depois", pois os animes saíram com qualidade excepcional.

(Agora sim, qualidade gráfica animal)

Passou a etapa do santuário, a etapa do inferno, a etapa de elíseos... E novamente chegamos ao fim. Dessa vez, pelo menos, é o fim real. Mas, como assim, fim? E os milhares de fãs ao redor do mundo, que cresceram vendo Cavaleiros do Zodíaco, que piraram o cabeção quando viram o Ikki de Fênix detonando tudo (esse cara é foda), que xingaram o Shun de bicha, que se perguntaram "Por que o Seiya não pega a Shina de uma vez? Ou a Saori?"...? Justo agora que o "tesão" de ver seus heróis a ativa novamente havia voltado... acaba tudo?

(Ikki, esse cara é foda)

(Na Saga de Hades os cavaleiros de ouro não ficam só olhando)

Foi nessa euforia que resolveu-se criar Saint Seiya - The Lost Canvas. Essa nova saga conta a história da guerra santa anterior, ou seja, a que ocorreu há 200 anos atrás. Na saga de Hades falou-se tanto na guerra santa anterior, que agora virou realidade nas telas dos fãs.

Obviamente, a série traz novos heróis. Não há mais o Seiya (apesar do nome da série), nem Ikki, Shun, Saori etc.. Mas os novos personagens lembram muito os personagens originais, como o personagem principal Tenma (olha é o Seiya!?), a encarnação atual de Atena, Sasha (que é a cara da Saori) e a bicha da vez Alone (que, como o Shun, virou receptáculo de Hades).

(Tenma de pégasus, com Alone ao fundo)

(Sasha, a encarnação de Atena de 200 anos atrás)

Mas espera um pouco... Nem todos os personagens são novos. E aquele mulequinho que parece o Kiki? É o Mu. E seu mestre, na armadura de Áries? Sim, ele, o Shion. E para delírio dos fãs, também está na ativa o poderoso Dohko, cavaleiro de Libra, que torna-se o mestre de Shiryu na saga original.

(Os cavaleiros de ouro de The Lost Canvas)

O mangá dessa nova série já estava sendo produzido há tempos, mas o anime é recente. No momento atual há apenas 2 episódios lançados. E, também para a legria dos fãs, os episódios são em excelente qualidade (feitos para full HD, que não perde em nada para os atuais Naruto e Bleach, por exemplo) e é feito sem fillers! Os traços diferem um pouco dos traços na saga original, mas nem por isso deixa de ser o tão bom e velho Cavaleiros do Zodíaco.

Vale a pena conferir. Um fansub que está legendando os animes é o Punch Fansub, o mesmo que estou acompanhando no Dragon Ball Kai (foi aí que descobri o anime =) ).

Atenção: Se você não assistiu a saga original completa, incluindo a saga de Hades, NÃO ASSISTA The Lost Canvas. Assista primeiro a saga original, senão você vai acabar perdido e não gostando da nova saga. Boa parte da emoção do The Lost Canvas se dá devido ao fator nostalgia ("baralho, é o Dohko de Libra!!!"), e sem essa sensação, The Lost Canvas não passa de mais um anime normal (massa, mas normal).

Mais informações sobre Caveleiros do Zodíaco: CavZodíaco.com.br

Té++

3 comentários:

Camada disse...

Os peitinhos da Sasha ficaram muito bons hein... heeheheheh

Jorge Carvalho disse...

yo

Legal cara... apesar de estar vendo Naruto e Bleach do Punch ainda não tinha visto The Lost Canvas por lá, na verdade nem sabia que já haviam lançado o anime =)

P.S. O post ficou massa, de novo!

Unknown disse...

Cara... sem palavras... pra quem é fan desde 1994 é tudo de bOm XD