domingo, 5 de julho de 2009

Street Fighter 4 no PC

Iow

Sexta-feira passada, dia 3, saiu na Europa o tão esperado Street Fighter 4 para PC. E os hackers já mandaram ver... Dia 4, sábado, eu já estava com ele baixado e funcionando =).

(Poster de Street Fighter 4)

Não escrevi esse post antes pois estava ocupado, jogando... ;-)

Street Fighter 4 já havia saído para outras plataformas antes, como o Arcade e XBox 360. Como eu não tenho XBox (e devido ao meu "anti-microsoftismo" provavelmente nunca irei ter), e não tenho um arcade dentro de casa (sad...), fiquei esperando ansiosamente a release pra PC.

Devido a intensos treinamentos com emuladores, principalemente nos games da era CPS-2 (as séries vs., como Marvel vs. Street Fighter, Street Fighter Alpha/Zero 3, etc.), eu jogo games de luta no teclado muito melhor do que no arcade ou no joystick. Bizarro não?

Voltando ao Street 4... A instalação foi tranquila (o padrão de montar a imagem, instalar, pular o serial e depois colocar um .exe hackeado no diretório do game), e a entrada fenomenal. Eis o vídeo de entrada do game:





Uma coisa que eu não tinha visto antes é a tal engine "Games for Windows - Live", na qual você faz uma conta onde agrupa todas as suas estatísticas de todos os games que você joga. Além da possibilidade desses perfis serem usados em multiplayer. A ideía é boa... pena que é da Microsoft... =P

Pra game pirata é necessário fazer uma conta off-line, pois a on-line faz verificação do product key do game. Tudo bem, minha intenção inicial não era jogar on-line mesmo.

Passando a burocracia, já se nota a grande evolução que esse game é, principalmente com relação ao seu antecessor, o Street Fighter 3. O menu de opções tem um aspecto único e intuitivo, a música é empolgante... Bora pra luta!!!

E na luta o jogo é fenomenal. A bom e velho aspecto 2.5D, que baseia-se em gráficos 3D com jogabilidade 2D, é o que deixa o game bom e bonito. Mesmo com toda a evolução gráfica, não deixou de ser o Street Fighter que todos adoramos... Coisa que não ocorre, por exemplo, com a série EX de Street Fighter, onde a jogabilidade é 3D.





A Capcom resolveu aprender com os erros passados para fazer mais um grande sucesso. É difícil encontrar alguém que nunca tenha jogado Street Fighter 2, seja no arcade ou seja nos consoles. Da mesma maneira, é difícil encontrar quem tenha jogado Street Fighter 3: também pudera, a primeira versão de Street Fighter 3 só tinha o Ryu e o Ken de conhecidos. Na última versão, o Street Fighter 3: Third Strike, Chun-li e Akuma deram as caras, mas nem isso salvou o game de ser desconhecido.

(Seleção de personagens de Street Fighter 3: Third Strike)

Em Street 4, o que menos tem é personagem novo. A maioria dos personagens são velhos conhecidos dos fãs da época do Street 2, como Sagat, o brasileiro Blanka, M. Bison, Vega... E até o Fei Long!!! (por que raios foram ressucitar esse cara?). Mas não só do Street 2 que vieram os veteranos. Algumas caras famosas da série Alpha/Zero também reapareceram, como Sakura, Gen (não sei jogar bem com ele, mas acho ele muito massa), Rose, e o estabanado Dan.

(Seleção de personagens em Street Fighter 4)

Mas espera, ao jogar o game pela primeira vez, só há 16 jogadores... Cadê o restante?

Essa foi outra jogada da Capcom para deixar os fãs mais viciados no game: conteúdo desbloqueável (ala Smash Bros Brawl do Wii). Conforme você vai zerando com alguns personagens, outros vão sendo liberados. Além disso é possível liberar novas cores de uniformes e poses de intimidação, por exemplo.

Sobre os personagens novos: são 6 novatos no jogo, contando com o chefe final (Seth). Dos novatos, há dois extremamente bizarros: o Mexicano El Fuerte, que é um cozinheiro lutador (blah) e o americano Rufus, que tem um pança gelatinosa que dá de 10 a zero na pança do Homer. Fora esses dois, os outros personagens são bem interessantes e tem uma jogabilidade boa.

Dentre eles, o mestre de Akuma, Ryu e Ken: Gouken. Sim, é mais um cara que dá hadouken e shoryuken. Santa criatividade. Pelo menos os golpes dele são um pouco diferentes do tradicional, como a concentração de hadouken (parecido com o que a Sakura faz, mas mais eficiente), "shoryuken" pra frente, coisas do gênero.

Note que nenhum personagem veio da série EX ou do Street 3... Mesmo que alguns sejam interessantes, como a ninja Ibiki e os irmãos Yun e Yang. O chefão Seth lembra o Urien do 3, mas não são a mesma pessoa (tá parecendo a história do Charlie e Guile).

(Seth, o poderoso chefão em Street Fighter 4)

O game traz algumas diferenças refentes a barra de especial. Há duas barras de especial na verdade: A tradicional, que enche conforte você bate no adversário, e uma barra de "revenge" que funciona como a antiga barra de poder de Samurai Shodown: quanto mais você apanha, mas ela enche... E quando está cheia, você pode dar um mega especial destrutivo.

A barra de especial normal é dividida em 4. Quando uma das 4 partes fica cheia, é possível soltar um golpe mais forte, como no Street Fighter 3. Ou seja, o meia lua pra frente e soco libera o hadouken, mas se fizer meia lua pra frente e 2 socos, sai um hadouken de fogo que dá 2 hits (no caso do Ryu). Esse poder especial consome uma parte da barra de especial.

A questão é que a barra de especial normal enche muito mais devagar que a de revenge. Se você encher de porrada o adversário em um round, a barra normal não enche, mas a de revenge do adversário sim. E os especiais feitos pela barra de revenge são muito mais destrutivos do que os especiais da barra normal. Resumindo, isso deu uma nova cara pro game: usa-se a barra normal para os golpes mais fortes (consumindo uma parte da barra) e deixa-se os ultra especiais a cargo da barra de revenge. Ficou parecendo Samurai Shodown.

No modo arcade, todos os personagens tem uma introdução e um encerramento em uma sequência com cara de anime. Muito massa =). Agora há uma preocupação muito maior em se querer dar uma história decente para a série.

A única coisa que fez falta, na minha opinião, foi o estágio bônus, onde se destrói um carro (esse estágio existia no 2 e no 3). Mas... O game é perfeito em todos os aspectos. Dá até pra ligar as vozes as vozes em inglês ou japonês dos personagens... Mó legal.

(Ken detonando o carro. Saudades...)

No meu PC, com uma placa de vídeo GeForce 8800 GT, o jogo rodou no máximo, fora o anti-aliasing. Não notei muita diferença com e sem anti-alias, mesmo rodando com alta resolução. Então, em prol do frame rate, desliguei.

Esse é um game que vale a pena comprar (se conseguir um jeito de comprar sem pagar imposto, não perca tempo!).

Té++

4 comentários:

gesser disse...

Opa, nada a ver com o jogo, mas tem a ver com jogos e eu lembrei agora e depois vou esquecer...
Tens aquele cabo do wii pra vga ainda?

Jorge Carvalho disse...

yo...

Cheguei de Foz ontem com SF4 para Xbox "by paragua" e fui logo testar.

Assim como você fiquei impressionado com a abertura que de cara te deixa em clima de jogo.

Explorei muito pouco do jogo mas até agora ele está superando todas minhas expectativas.

Pena que eu não consiga me adaptar tão bem ao joystick quanto no arcade. =/

o/

P.S. Você esqueceu de dizer que já saiu para PS3 também =p

gesser disse...

Opa!

Pra me redimir do comentário de ontem eu ia escrever outro... Mas ficou tão grande que eu resolvi postar no meu blog!

Falou, até!

Anônimo disse...

Para jogar on-line Street Fighter 4 IV, tenta utilizar a aplicação Product Key Explorer, para obter a key do jogo.