quarta-feira, 18 de junho de 2008

Número de downloads do Firefox 3 revela a distribuição de tecnologia pelo mundo

Iow

Durante as últimas 24 horas o mundo vivenciou o Firefox 3 Download Day, que visava alcançar um número de downloads capaz de convencer o Guinness Book a criar essa categoria de recorde. Com o download do Firefox 2 não deu certo, mas agora com mais de 8 milhões de downloads do Firefox 3, é bem capaz que dê.

No site do Download Day há um mapa mundi que mostra quantos downloads foram feitos em cada país. Muito interessante. Mas o mais interessante são 2 coisas:
  1. O Brasil ganhou de lavada da Argentina =P
  2. O mapa revela também a distribuição de tecnologia pelo mundo.
É fácil reparar que a maioria de países chamados "do primeiro mundo" estão em vermelho, ou seja, houve grande taxa de downloads. Também é interessante observar que a China, com mais de 170 mil downloads, e Índia, com mais de 83 mil, dois monstros populacionais, ficaram atrás do Brasil no número de downloads (212 mil). Além disso, a África está quase completamente cinza, ou seja, com pouquíssimos downloads, revelando mais uma vez a fragilidade e o atraso do continente em relação ao restante do mundo.



Escala:

O Brasil está tendo bastante participação no mundo do software livre, e isso é legal de se ver. É uma das poucas coisas que dá orgulho de dizer do nosso governo, que incentiva o uso de Linux e soluções independentes de Microsoft, como o software do imposto de renda, que é feito em Java.

Se depender dos nossos "nerds", não demora muito pro Brasil ser referência não só pela amazônia (até que os EUA a roube), futebol e carnaval, mas também pelo software utilizado e desenvolvido aqui.

Té++

Nenhum comentário: