quarta-feira, 25 de junho de 2008

Falando de Deus e religião

Iow

Quem nunca quis esganar os pais por ter que acordar no domingo de manhã pra ir à missa? Quem nunca questionou a missa em si, dizendo "ninguém presta atenção e no final todo mundo só diz amém... Qual o sentido disso"?

Eu acho arriscado falar em Deus ou religião, porque tudo é incerto... Ainda mais eu que sou da área de exatas... Mas tem quatro coisas que acho legais, e que acredito:

1 - Imagine um capiau que mora lá nos confins da Ásia e que acredita em Alá. Seus pais acreditavam, e eles o ensinaram. Ele vive da lavoura de arroz, tem poucos contatos com pessoas fora de sua vila, e sua vida é bem pacata. Nunca cometeu um crime, sempre foi uma pessoa certa e honrada. Seria justo, eu lhes pergunto, que dada sua morte, ele queimasse no fogo do inferno por toda a eternidade só porque ele acreditava no deus errado? E se ele acreditava no deus certo, seria justo o resto da humanidade queimar no inferno? E se não houver deus certo, se nenhuma religião está certa, estamos todos condenados?

2 - Dado o fato acima, eu acredito que não é uma religião ou só crença que está correta e todas as outras estão erradas. Assim como não acredito que todas estão erradas. Mas sim acredito que a intersecção entre todas elas é que pode ser a verdade absoluta. E uma coisa que é intersecção entre todas as religiões, é a pregação da PAZ. Portanto, eu acredito na paz como instrumento de salvação (isso se existir céu, paraíso, o que for, enfim, vocês entenderam).

3 - Uma vez um professor (dito ateu) me disse: se o homem é a imagem e semelhança de Deus, então cuide bem do homem, que você estará cuidando bem de Deus... Pow achei muito massa isso, e tenho pra mim como uma verdade.

4 - Todos os meus argumentos me fazem parecer que sou ateu, não? Na verdade, esse argumento 4 é diferente. Eu acredito que, se Deus não existisse, a humanidade não teria noção do que é Deus. Porque pensem: mesmo a comunidade mais isolada, mais incomunicável com o resto do mundo, cria templos, faz sacrifícios e ora para uma força maior, um deus. Se mesmo essa comunidade isolada acredita em uma força maior, quem os ensinou, se não um próprio "instinto", um próprio "saber" que lhes foi dado? Por isso eu acredito em Deus, seja lá qual for seu nome, seja lá se for um ou vários, seja lá se enviou ou não um filho para a terra, seja lá qual for o sentido da vida.

Indagações:


Pegando o gancho, eu me pergunto: se Deus quer bem seus filhos na Terra, porque não aparece no céu, dizendo seu nome, o que devemos fazer para sermos salvos e no que devemos acreditar, para encerrar as guerras santas ridículas por aí e tornar as coisas bem mais simples? Esse tipo de indagação sempre tem respostas filosóficas, como "é preciso ter fé para ser salvo..."... Mas nenhuma responde realmente... Se nos foi dado o livre arbítrio para indagar até mesmo a nossa origem, porque perguntas como essas são, na maioria das vezes, punidas com sermões de ética e blablabla... ?

Porque sabemos tão pouco a nosso próprio respeito? - Bom, essa eu tenho pra mim uma resposta... Um programador de softwares tem pra si o dom da criação - não do universo, mas da simples criação, assim como um escultor, pintor etc. Digamos que eu crie um jogo, onde várias pessoas se interagem e tem vontade própria. Eu ia achar muito massa quando eles começassem a se perguntar de onde vieram, quem são, e pra onde vão... Eu ia dar uns sinais de que existo, do tipo, tirando a vida de uns, dando a vida para outros, criando belos cenários, criando catástrofes... Até que os próprios eventos também ocorressem de forma automática - o que eles chamariam de natureza. E ficaria na minha, observando... Atenderia orações fervorosas, talvez, faria alguns "acasos" ocorrerem... E quando todos começassem a se esquecer de tratar bem uns aos outros, sei lá, talvez eu mandasse alguém especial pra lá, só para alerta-los de que estou presente, e os estou observando... Sim, estaria em todos os lugares, no alcance do clique do mouse... ----- Será que Deus ... só está nos jogando? O que? Você acha isso ridículo? E não pode ser? Sei lá... Eu só quero um dia saber de toda a verdade...

Notem que tudo isso diz respeito à religião em si, e não ao Catolicismo... Pra mim, hoje, dizer que é da religião X é muito arriscado... O preconceito tomou conta da sociedade, aliás, do mundo, e agora é normal ser excluído ou até morrer só porque acredita em alguma coisa que outros não acreditam. Então, por mim, prefiro ficar nos 4 argumentos lá de cima mesmo... Talvez um dia eu encontre outros como eu, e assim poderíamos quem sabe até fundar uma outra crença: a crença dos que acreditam que não há crença 100% verdadeira...

Só pra terminar...


Tem um ensinamento, acredito que cristão, que diz para abençoarmos aqueles que nos quer mal. E isso é real, eu já fiz isso, surte mais efeito do que você xingar o cara. Isso é uma boa, recomendo...

Obs.: Se alguém quiser comentar e tudo mais, por favor, comente... Mas também, por favor, não me venham com religiosismos exagerados e sem nexo porque pra mim isso não conta. Se você acredita em alguma coisa, acho massa, mas sem essa de querer dar sermão ou tentar converter porque é por ações como essas que o mundo está cheio de guerras.

Té++

5 comentários:

Anônimo disse...

"Eu creio no 'Deus' que criou os homens, e não no 'Deus' Que o homens criaram" Voltaire

eu acredito q religiao eh algo muito pessoal... e para mim todos os deuses sao o mesmo deus, e todas as deusas sao a mesma deusa...
a maneira de cultua-los eh q varia, e cada um tem a que eh certa para si.
mas no fim todas as religioes levam ao mesmo caminho.

Gabriel disse...

Achei legal, eu penso sobre religião da mesma forma. Não existe uma religião certa e as outras estão erradas: todas estão certas, são todas iguais. Se você perguntasse pra Maomé, pra Jesus ou pro Buda o que faz uma pessoa boa eles diriam as mesmas coisas.

Alguém perguntou a Gandhi se ele era hindu:
- Sou. E também sou cristão, muçulmano, judeu e budista.

O núcleo de todas as religiões é o mesmo. As diferenças são os mitos, tradições e bobagens arbitrárias que cada uma tem. Se você for em qualquer tribo do mundo, vai ver que eles têm uma religião com o mesmo núcleo, mas cada uma com rituais, tradições e dogmas diferentes.

E justamente essas diferenças, que são a parte menos importante, são o que causam os conflitos. Como se Deus fosse se importar se você é gay, rezou três vezes virado pra Meca, casou virgem, etc...

Se você parar pra pensar, esse núcleo, comum a todas as religiões, representa as crenças naturais. Com raras exceções, todas as pessoas pensam igual sobre isso: bondade, compaixão, amor, ajudar o próximo, ser esforçado... É isso que todo mundo pensa sobre o que Deus esperaria de nós. Aquelas outras coisas, que acabam se colocando ao redor e escondendo o núcleo, são crenças artificiais. Dá pra ver que foi uma pessoa que inventou isso.

Eu, por exemplo, não como carne. Essa crença é obviamente artificial, mas não significa que seja errada. Eu cheguei a ela por conta própria. O problema seria aceitá-la cegamente, achar que sou melhor que os outros por pensar assim ou tentar convencer os outros de que é o certo.

O certo é o que você acha certo. Se uma pessoa faz algo, não importa o quê, acreditando que é o correto, não consigo imaginar um Deus culpando essa pessoa.

Gabriel disse...

Expandindo meu comentário sobre crenças artificiais.

As crenças naturais são regras básicas de como o jogo deve ser jogado e com as quais todos concordamos. As artificiais são aquelas que cada um faz. Cada um decide jogar o jogo de formas diferentes, com objetivos diferentes.

Tipo, boliche debaixo das pernas é mais legal :P

Anônimo disse...

Não quero tentar converter ninguém, só quero dizer que Deus existe sim porque Ele é o nosso criador. Se Ele não existisse nós também não existiríamos. Tudo o que ele quer prá nós está escrito na Bíblia, Sua Palavra. Ele enviou Seu Filho Jesus para nos salvar e não há outro caminho que nos conduz até Ele. Ele nos deu o livre arbítrio, não nos força a fazer nada que não queiramos. Outra coisa: Religião não tem nada a ver com Deus porque ele não tem religião.

Vandré disse...

Bom seu texto, todas os seus questionamento fazem bastante sentido... e diria que até são tradicionais.

Só queria tentar responder sua pergunta:
"se Deus quer bem seus filhos na Terra, porque não aparece no céu, dizendo seu nome, o que devemos fazer para sermos salvos e no que devemos acreditar (...)?"

Porque ele "quer" que nós mesmo achemos o caminho. E ñ que ele nos carregue até lá. Para quando chegarmos lá sabermos que tudo o que temos, foi conquistado por nós mesmos.

Me lembre de passar para vc: "O livro dos espíritos" (tenho em pdf). Tenho certeza que vai achar bem interessante, é um livro bem racional mesmo. Claro, é um livro espírita. Mesmo que vc não acredite em nada do que tiver lá, será uma reflexão e leitura.