Iow
Desde que comprei o meu Wii eu sabia: não daria pra jogar na televisão, como qualquer um faz. Aqui a TV é monopolizada por forças superiores, que só assitem novela e tele jornal. Então a solução seria ligar o Wii no meu monitor, afinal, investi bastante nele (um Benq 22" widescreen).
Então, logo que encomendei o meu Wii, já comprei junto um cabo que faria o que eu precisava: ligava o Wii diretamente ao monitor, sem stress. Maravilha. O cabo em questão é o da imagem abaixo (Wii/PS3 VGA Cable):

Depois de um tempinho, o meu Wii chegou, porém o cabo não: houve um problema com o fornecedor, e ele não tinha estoque pra me mandar. Ficaria para a semana seguinte... Putz... e agora?
Então como legítimo brasileiro, dei um jeitinho: o meu PC possui placa de captura de vídeo, então liguei o Wii à placa, liguei o PC e dá-lhe jogar. O único incoveniente era ter que ligar o PC junto com o Wii, mas como era uma gabiarra temporária, tudo bem.
Eis que no terceiro dia de uso, o meu PC simplesmente pifou. Nem ligava mais (só a placa mãe dava sinal de vida). Depois de vários testes que fiz, trocando a fonte, verificando memória, HD etc., resolvi levar à assistência, pois não tinha a menor idéia do que poderia ser. Era só o que faltava.
Mas, também como legítimo brasileiro, eu não desisto nunca: a um tempo atrás eu comprei uma placa de captura
PCMCIA pra usar no notebook, pra assistir TV no note enquanto jogava PC. Beleza: liguei o Wii no note via essa plaquinha, e do note eu mandei o vídeo pro meu monitor. Meu quarto virou uma selva de cabos, mas funcionou. A imagem não ficou assim, uma Brastemp, mas dava pra jogar.
Com o tempo, e também devido ao trauma de ter perdido o PC, notei que essa placa PCMCIA esquenta muito... e fiquei com medo de continuar utilizando esse método. Sorte que assim que eu comecei a ficar com medo, chegou o cabo pra ligar o Wii direto ao monitor.
Maravilha! Lá vou eu utilizar o cabo. Ao ligar, já notei que a área utilizada do monitor não era 100%: ficava umas margens nas bordas. Além do mais, a imagem ficou extremamente deslocada para a direita. Mesmo fazendo o monitor mandar tudo para a esquerda, e o Wii também mandar tudo para a esquerda, a imagem não ficou centralizada. Mas tudo bem.
Entrei em um game (
Mario Strikers Charged) pra testar. Não demorou muito e vi uns dos problemas mais chatos que já enfrentei: de tempos em tempos, ou quando havia uma mudança muito grande na imagem, a tela ficava preta por 1 segundo e depois voltava. No começo até que eu tolerei, mas perder inúmeras partidas por conta disso (principalmente em
Mario Kart Wii) torrou a minha paciência.
Esse problema não acontecia usando a placa de captura. Mas o medo de ficar sem notebook me impedia de voltar a usá-lo pra jogar. Então resolvi pesquisar sobre o problema.
O vendedor do cabo só disse o seguinte: "É erro de configuração, se vira". E nunca mais respondeu e-mail. Estava alone in the dark, ouvindo fear of the dark.
Comecei a pesquisar em fóruns, blogs, sites pornô, ops, quer dizer, enfim... Não encontrei muita coisa. Quando já estava me acostumando com a ideía de ter sempre uma tela piscante na minha frente, encontrei um fórum onde outros usuários, mesmo com outros cabos, monitores ou consoles, enfrentavam o mesmo problema. E daí comecei a desconfiar. Talvez o problema não era o cabo, e sim o monitor.
Foi aí que achei o que eu procurava. Monitores LCD recentes, principalmente os acima de 21 polegadas, sofrem desse problema de "apagarem repentinamente de vez em quando" quando a resolução do sinal enviado a eles é inferior a 800x600. E era o caso: o cabo me enviava o sinal de TV (porém progressivo), ou seja, 640x480.
De fato, fazendo o teste com o monitor da minha namorada (um AOC 17" 4:3), notei que esse problema não ocorria.
Então comecei a procurar outras soluções para o meu problema. Depois de enviar uns 715 e-mails pro vendedor do cabo, ele me respondeu sugerindo uma box de conversão de sinal, que poderia ser o milagre que eu estava procurando. Eis a imagem (TVBOX 1680ex):


Dada a garantia de que se não funcionasse o vendendor me devolveria o dinheiro, resolvi arriscar. E bingo! Essa box é animal: ela pode jogar pro output um sinal de 1680x1080, que é a resolução nativa do meu monitor. Adeus tela preta!!!
Eu fiquei realmente de cara com a qualidade dessa box. Ela suporta diversos formatos de entrada, inclusive antena de TV (aposentando as minhas placas de captura). E uma coisa que me deixou pasmo: a entrada de energia é bivolt. Geralmente esses aparelhos são sempre 110v (como o Wii). Como aqui em SC é 220v, não precisei me incomodar em converter voltagem pra esse carinha.
Tudo estava perfeito, mas olhos treinados em anos de games e programação em processamento de imagem me incomodavam: a imagem não parecia tão nítida quanto antes. De fato, com a box, o sinal enviado pelo Wii era o standard (
480i), pois o cabo que eu passei a utilizar é o de
vídeo composto, o que vem com o Wii.
Não demorou muito para eu comprar, então, o cabo de
vídeo componente, pra permitir que o Wii enviasse em
480p. Agora sim. Depois de meses lutando, finalmente posso dizer que jogo Wii no monitor, e jogo muito bem, obrigado.
Sei que toda essa luta me custou mais do que se eu tivesse comprado uma TV de uma vez. Mas daí eu teria outro problema: espaço físico. Não teria onde eu colocar uma TV aqui no meu quarto. E como bom nerd, sei que eu não dormiria enquanto não conseguisse jogar Wii no bendito monitor =).
O objetivo desse blog é ajudar qualquer um que tiver a mesma idéia que eu tive, ou seja, ligar o Wii no monitor. Se o seu monitor é bombado a ponto de ter uma entrada de vídeo composto ou componente, você não precisa comprar nada. Mas se não for o caso, compre uma box de conversão de sinal que é mais negócio.
Té++