sábado, 16 de outubro de 2010

Borderlands

Iow

Não importa o quanto se goste de games de RPG (não estou falando de MMORPGs), estratégia e coisa e tal... sempre há um momento na vida do gamer em que se deseja "simplesmente jogar", sem ter que prestar atenção na história, em detalhes de intriga, em diálogos complexos, em dicas prá lá de escondidas... Tem horas que o único desejo é "não pensar em nada".

Games que tradicionalmente entram nesse nicho são de gêneros como luta, esportes e tiro (FPS - first person shooter). Mas muito dificilmente um RPG entraria nessa linha.

E é aí que Borderlands surpreende. Com a proposta clara de ser uma mistura entre RPG e FPS, ele adiciona elementos de RPG ao bom-e-velho "atire primeiro pergunte depois", sem estragar nenhum dos gêneros envolvidos.

Caixa de Borderlands para PC
A idéia é a seguinte: você cria um personagem de uma determinada classe (são 4 disponíveis, desde o brutamontes causador de dano massivo até a ligeira e indetectável assassina, passando pelo soldado de suporte e o tático sniper), sai no mundo atirando em tudo que se move (até parar de se mover), ganha níveis, habilidades e itens para continuar atirando em tudo que se move... Até que sua vida, escudo, e danos sejam suficientes para atirar em coisas maiores e mais poderosas que se movem... Que dão mais experiência e mais itens... e assim por diante.

Classes de personagem em Borderlands
 Uma boa comparação é "Diablo se fosse um shooter". Uma pistola que você encontra raramente é igual a outra pistola de mesmo modelo. Sempre há status como dano, precisão, taxa de tiros, tamanho do pente de munição, multiplicador de mira, dano crítico, dano elemental (...) que podem variar entre as armas. E como todo bom RPG, sempre existem aquelas armas "épicas", cujos status são absurdamente bons... até que você encontre arma melhor.

Inventário do personagem
Árvore de habilidades da classe Siren
Unido a tudo isso há veículos, inúmeras quests, chefes com batalhas emocionantes, especializações de classes de personagem, artefatos poderosos... E um excelente modo cooperativo em que até 4 pessoas podem jogar a mesma campanha (online ou via rede local). Sim, a campanha single-player pode ser jogada cooperativamente entre mais pessoas, deixando o jogo muito mais interessante. Obviamente, se você quer é que o outro jogador também seja uma das coisas que se movem e que deveriam deixar de se mover, há o modo competitivo.

A ambientação lembra um pouco Fallout, porém não é o caso de um planeta Terra pós-apocalíptico, e sim outro planeta (Pandora... mas não a Pandora de Avatar). Desertos, sucatas, estruturas precárias, gangues que brigam entre si... está tudo lá.


Trailer de apresentação do game


Vídeo-review da IGN

Borderlands possui versão para PC, X-Box 360 e Playstation 3. Recomendo tanto para jogadores que gostam de RTS quanto para os que gostam de RPG.

Mais sobre:

Té++

Nenhum comentário: