sábado, 24 de janeiro de 2009

Missa católica: palestra inútil ou meio de salvação?

Iow

Nos últimos dias houve uma discussão no meu grupo de jovens sobre a presença ou não de uma missa católica dentro do Encontro que promovemos. E o que mais gerou polêmica não foi a presença da missa ou não, e sim o que a missa representa pra cada um.

Há quem diga que a missa é necessária para qualquer um que se diga Cristão. Outros chegam a dizer que é o único meio de se chegar a Deus, e portanto a única forma de se chegar a salvação. Do outro lado há quem diga que a missa é inútil, e os mais revoltados enxergam a missa somente como um instrumento de manipulação da igreja católica.

Esse post é justamente para discutirmos isso. A minha opinião é a seguinte:

Eu não sou católico. Fui batizado e fiz primeira comunhão, mas não me considero católico desde comecei a ter as primeiras aulas de história... História que mostra que a igreja católica nunca foi tão santa quanto deveria ser. Foi aí que percebi a diferença entre Deus e religião. E foi aí que resolvi abandonar o título de "católico não praticante" para simplesmente "não católico" (vide post Falando em Deus e Religião).

Isso não significa em hipótese alguma que eu sou anti-cristão, satanista ou qualquer coisa do gênero. Inclusive, há muitas pessoas que se dizem católicas, mas o perfil e as ações se parecem mais com as de um satanista.

Sendo assim, é natural que eu não veja com bons olhos a missa católica. Mas não é tão direto assim: como em outros aspectos, eu tenho a minha opinião, e quero que todos tenham uma opinião, não a minha. Ou seja, diferente de quem é radical, eu não não me importo com a religião de quem quer que seja: ateu, muçulmano, católico, protestante... Se você acredita em algo, pow, legal, continue seguindo o que você acredita, seja feliz. Só não tente me catequizar. Se você é gente fina, é isso que importa, não no que você acredita.

O que mais me irrita com relação a missa católica não é a missa em si, mas os, digamos, "infiéis" que participam dela só por participar, e depois vem querendo dar lição de moral em quem afirma sem medo que não participa da missa. E acredite, tem muita gente assim. Talvez até você, leitor. Quer fazer um teste?

No final de uma missa, pergunte-se:
  • Quantas vezes e para o que você disse "Amém"? (Amém significa "que assim seja", ou seja, você diz "eu concordo")
  • Do que o padre falou durante a missa? Qual a sua opinião? É "Amém" ou você discorda?
  • Você foi a missa para participar da missa ou para encontrar com alguém para fazer alguma coisa depois?
  • Você ficou olhando pro relógio toda hora pra saber quando iria acabar?
Não adianta entrar na igreja, falar uma meia dúzia de "améns" e ajoelhar por alguns minutos para alcaçar, digamos, a salvação. Você ter que ter consciência do que está fazendo. Você tem que ter opinião. Ir a missa só por ir, ou só porque te ensinaram que é assim que tem que fazer e pronto, te coloca no mesmo patamar de quem simplesmente não vai.

É por essas e outras que ao invés de ir a missa, que pra mim surte pouco efeito, eu prefiro dar bom dia (ou Iow!) para as pessoas, viver cada dia intensamente, cuidar das pessoas como pessoas e não como animais, ser ético e coerente, ter opinião... Pois não é a religião que vai me salvar, e sim eu mesmo.

E você? É, você aí atrás da tela! Vai a missa pra dizer que foi ou porque realmente acredita nela?

Té++

11 comentários:

Anônimo disse...

EU VOU A MISSA SO PRA OUVIR AS LEITURAS E O SERMAO DO PADRE, SE O PADRE É FRACO DE SERMAO EU NAO VOLTO MAIS.O RESTANTE DA MISSA E UMA REPETICAO, NAO ACRESCENTA NADA.
DE RESTO TENHO A MESMA OPINIAO SUA .

Anônimo disse...

EU VOU A MISSA SO PRA OUVIR AS LEITURAS E O SERMAO DO PADRE, SE O PADRE É FRACO DE SERMAO EU NAO VOLTO MAIS.O RESTANTE DA MISSA E UMA REPETICAO, NAO ACRESCENTA NADA.
DE RESTO TENHO A MESMA OPINIAO SUA .
TORREZAN

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

cra tipo assim eu acho q a missa eh uma coisa do tipo:
"somente como um instrumento de manipulação da igreja católica."
como ja foi antes e eu acredito q sera por todo o sempre...
apesar q tem pessoas boas la na missa...
mas msm assim tem casos q pessoas pagam uma fortuna pa igreja...
e tem sempre as msm pessoas necessitadas nas ruas...
po onde ta indo esse dinheiro pq ñ faz alguma coisa para os moradores de rua??? td bem aki onde eu moro tem a casa da misericordia mas ñ eh da igreja catolica poxa e ela nem se quer ajuda como eles devem...
a igreja se ajuda os moradores de rua dao comida e roupa mas do q adianta isso tem q dar kasa e fazer eles estudarem pa ver se arranja um emprego para um dia talvez essas pessoas ñ precissem de ser sustentadas pela igreja e possa se ajudar e ajudar os outros...
mas ñ fazer isso pra q???
deve ser por causa: "ahh se ñ tiver gente pobre os "fieis" ñ iram nos dar + dinheiro por isso deixa eles no fundo da igreja msm"...
po custa tanto assim tentar dar um jeito de dar dignidade a essas pessoas???
dever ser tao caro q msm com milhares de doaçoes por missa irei repetir por MISSA(sem contar as outras fontes, q eles ganham muito mais as escondida) q ñ da para contruir uma coisa para esses pobres???
por isso q eu ñ entro numa missa sem ser do meu encontro de jovens...
ahh acho q eh so isso
teh+

Anônimo disse...

Nunca fui em uma missa, ou pelo menos, não a tempo o suficiente para me lembrar bem de um sermão. Obviamente que não sou católico.

Na Ordem Rosacruz existe uma reunião semanal chamada de convocação, tem dias que as convocações são melhores que outros dias. Mas o que mais importa é a harmonização que vc acaba recebendo.

Penso que uma missa, sob este apsceto, deve ser a mesma coisa. Nem sempre o "sermão" é o mais importante (embora tenha sua importância tb) e sim o estado mental (ou espiritual) que o ritual é capaz de provocar em si.

Desta maneira, é natural pensar que cada um recebe de uma maneira.

Particularmente não vejo a necessidade de um católico frequentar (agora sem trema) a missa, porém é um caminho natural.

Se a pessoa gosta, vá; se não gosta, não vá. Pode ter certeza que ninguém vai ser "Salvo" por ir ou não na missa.

Anônimo disse...

Olha sua catequese foi um pouco furada... Porque digo isto, a Igreja é composta de homens e que são falhos. Por isso se diz que a igreja é Santa, mas também é pecadora, ela errou muito mas pediu perdão pelos atos cometidos. A missa é o sacrifício do Cordeiro(Cristo) real e presente que serve como meio de se chegar mais perto de Deus dentre os outros sacramentos. Você só viu o que de ruim ela fez, mas preste satenção que há coisas boas que também nem só ela(igreja católica fez),mas as reforma protestante tb.

Unknown disse...

Prezados companheiros,

A missa é importante para aqueles que acreditam. A historia da igreja se confunde com a historia da humanidade,sendo, assim, a igreja remonta desde o inicio dos tempos de Jesus na terra. A fé nos diz que devemos nos arrepender e Deus nos dará o perdão. A igreja pediu perdão pelas vezes que a mesma errou. voces praticaram isso hoje? Estabelecer críticas sem conhecer de fato o rumo histórico é um crime quanto a uma pessoa, instituição etc. Conhecendo melhor o papel da igreja medieval voce entenderá melhor as aplicações dela naquele tempo.
A missa tem Jesus presente na eucaristia, voce sabe pelo menos mo que significa isso? só quem tem fé em Deus e acredita na igreja pode saber, as leituras são importantes, mas a eucaristia é o ponto alto d aigreja. Assim seja, amém.

Anônimo disse...

O inferno esta cheio destes desgraçados que só falam besteira a mãe desta desgraçado deve ser espirita e o pilantra do pai maçon.

Anônimo disse...

Eu fico imaginando como o demonio ilude um desgraçado deste, mas culpo mais a prostituta que o pariu eo patife que a estrupou e não lhe deu educação religiosa é mais uma imundice no mundo.

Hidra disse...

Nossa, que ódio é esse? Eu não citei um único xingamento em todo o meu post... e você, senhor anônimo, vem me chamar de "desgraçado"? Desgraçado é aquele que não tem a graça divina.

Infelizmente meu caro amigo anônimo, não é só o catolicismo que é a única religião no mundo. Deverias pensar um pouco (e xingar menos), afinal ninguém é dono da verdade.

Só sei que o dono da verdade provavelmente não xinga não gratuitamente assim.

Se vieres com argumentos válidos para uma discussão adulta e sadia, seja bem-vindo. Senão, por favor, vá xingar quem se importa com futilidades como essas.

Poderia nos mostrar, sem xingamentos, como seria a tal "educação religiosa" que me faltou?

Se és católico e segue a risca isso (ou seja, não é filho de uma prostituta espírita com um pai maçon, como se isso tivesse alguma coisa a ver), não deverias negar o teu conhecimento para com teus irmãos.

No aguardo de comentários adultos.

Afonso Assis disse...

A missa é, para nós católicos, o ápice da fé, pois Jesus, o Cordeiro Santo, sacrifica-se para nós no altar santo. Não é repetição do sacríficio na Cruz, mas, sim, reviver o próprio sacrifício de 2000 mil anos atrás, afinal, para Deus não existe o tempo. Deus vê o ontem, o hoje e o futuro. Então, o Jesus, que é Deus, que foi crucificado ontem, continua sendo hoje, pois não barreira temporal. Por outro lado, a Igreja é mais mística, espiritual, do que concreta.Erros sempre vão existir, porque a Igreja, apesar de ser fundada por Cristo, é comandada por homens (homens e não anjos). Quanto à história da Idade Média, se vc hoje tem uma faculdade, é graças à Igreja Cátólica, que foi a única Instituição que ficou em pé após a queda do Império Romano em 476. E, ainda, se pegarmos números, temos que a Inquisição Protestante (de Calvino e dos reis ingleses, como Henrique VIII e Maria Stuart) mataram mais pessoas do que a Inquisição Católica. Falar do que ouviu ou leu é fácil, agora, procurar a verdade é mais díficil. Por outro lado, discordo totalmente do irmão que xingou ou escreveu palavrão. Deus é amor e não ódio. Deus ensinar a perdoar e amar até os inimigos. Não é pela espada, mas sim pelo amor que se conhece um cristão. Erro de alguém que se diz cristão, infelizmente. Agora, quanto à pessoas que se dizem católicas e que vão a missa e nem sabem porque, existem e aos milhares, e é por isso que as igrejas protestantes se multiplicam igual pulga em cachorro, porque se o católico conhecesse a Igreja jamais a abandonaria. Deus te abençõe e te guarde, mostre para ti a sua face e te dê a paz.