terça-feira, 29 de dezembro de 2009

WonderKing Online

Iow

Ha muito, muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, eu jogava um MMORPG chamado MapleStory. Esse jogo tinha algo peculiar, que não se via um muitos games por aí: era um RPG Online 2D, side scrolling.

O fato do jogo ser 2D é que me prendeu. Não existiam outros RPGs assim. E relembrando a era 16 bits (de SNES e Mega Drive), não deu como não jogar.



(Jogabilidade de MapleStory)

Joguei no servidor americano por um bom tempo. Até que abriu o servidor brasileiro. Então abandonei a conta do servidor estrangeiro e fiquei no nacional.

Mas o tempo foi passando...

E reparei que jogo ficou extremamente monótono. O único objetivo do game é matar monstros. Não há PvP, o sistema de grupos é limitado (tanto que a maioria do pessoal jogava sozinho, mesmo sendo um game multiplayer), depois de um certo nível não há mais quests, ganhar experiência com o personagem era extremamente cansativo... Fora a comunidade, que no servidor brasileiro era absurdamente infantil e irritante.

Não deu outra. Apesar de gostar do aspecto 2D do game, abandonei-o. Ao jogar, eu estava mais me irritando do que me divertindo... e não é essa a proposta dos games.

Muito tempo depois, resolvi pesquisar novamente sobre MMORPGs 2D... Para ver se mais jogos haviam sido lançados, já que MapleStory, apesar dos pesares, era um game de grande sucesso.

Na minha pesquisa encontrei vários jogos, como Ghost Online, LaTale, WindSlayer, Draconica... e um em closed beta: WonderKing Online.

Ghost Online, apesar de parecer melhor que MapleStory, também sofre dos mesmos problemas de engine: limitação no que se pode fazer no jogo, combates nada emocionantes, sistema de grupo frágil.

LaTale e WindSlayer possuem vídeos legais... Mas depois que você instala e joga, credo... Que jogos ruins!!! Jogabilidade péssima. O combate só é legal nos vídeos. Bem estranho.

Draconica parece interessante, mas ele não é exatamente 2D (apesar de ser side scrolling). Assemelha-se muito ao antigo Final Fight, para dar um exemplo. Não que seja ruim, mas não era o que eu estava procurando.

E eis que testei o tal WonderKing Online. Com os cenários parecidos com os de MapleStory (inclusive os fanáticos do MapleStory acusam WonderKing de plágio), o jogo é infinitamente melhor.



(Vídeo promocional de WonderKing Online)

Mesmo estando em closed beta, ou seja, é necessário autorização para conseguir uma conta, o jogo já se mostra bem maduro para ser um forte concorrente no setor de games criado pelo MapleStory. Vantagens:
  1. Combate menos repetitivo e cansativo: as skills de combate possuem delay, obrigando você a possuir múltiplas skills de combate e ficar alternando entre elas, tendo que desenvolver a estratégia perfeita para o seu personagem;
  2. Quests, muitas quests: o game, mesmo em beta, possui quests para todos os níveis. E as quests te prendem no jogo, fazendo você sempre querer completá-las. Bem diferente das cansativas e impossíveis quests do MapleStory;
  3. Incentivo ao game em grupo: em WonderKing Online vale realmente a pena fazer party (grupo) de pessoas para jogar. O bônus de experiência é visivelmente vantajoso, e em algumas quests é praticamente imprecindível a participação de mais pessoas;
  4. Sistema de craft: isso não existe em MapleStory. Quer um item bom? Vai matar bicho pra tentar achar. Em WonderKing você pode criar seus itens, dando uma boa diversidade ao mercado;
  5. Por falar em mercado... Mercado aberto e pesquisável: no MapleStory, para você vender alguma coisa no mercado livre do jogo, é necessário pagar por isso (em dinheiro real). E quem quiser procurar um item para comprar, precisa passar de loja em loja pesquisando (a não ser que pague, em dinheiro real, por uma pesquisa automática). Em WonderKing é possível fazer tudo isso de graça, o que é bem mais cômodo tanto para quem vende quando para quem compra. Além disso, com a pesquisa de itens, a inflação do que é vendido tende a ficar mais controlada;
  6. Categorias de itens: em MapleStory, o máximo que os itens poderiam variar é no ataque base. E encontrar um item de um monstro, mesmo no começo, era quase impossível. Já em WonderKing, os itens seguem uma linha parecida com a do Diablo, ou seja, há os itens normais, os mágicos, os de set, os excepcionais e os únicos. Isso dá uma variabilidade interessante ao game. Além disso, por haver mais tipos de itens, é muito mais fácil encontrá-los nos monstros, deixando o game mais prazeiroso de se jogar;
  7. Jogabilidade: mesmo se tratando de um game 2D side scrolling de plataforma, os pulos e deslocamentos no MapleStory eram frustrantes. Em WonderKing, todos os personagens possuem dash e pulo duplo, sem necessidade de skills. Isso deixa o jogo mais dinâmico e rápido... o que se espera de um side scrolling.
Essas e outras vantagens me convenceram. Consegui um serial do closed beta e comecei a jogar WonderKing Online. Diferente de MapleStory, não vi meus níveis passarem: depois de algumas prazeirosas horas de gameplay, reparei que havia subido alguns níveis. Em MapleStory, eu jogava algumas dolorosas e enfadonhas horas, para deixar para passar de nível na semana seguinte.



(Guerreiro e Mago em WonderKing Online)



(Ladino e Arqueiro em WonderKing Online)

Se você gosta de MMORPGs, é da geração dos 16 bits, gosta (ou não) de MapleStory, dê uma olhada em WonderKing Online. Você vai se surpreender.

Té++

23 comentários:

Unknown disse...

aae cara pode criar 1 conta pra mim no wonder king e se tu fazer isso me add no msn pra nois comverça :P
Terrarag@hotmail.com

Hidra disse...

Iow... Nossa, tu pediu pra ser folgado no vale do eco hein!? =P

Entre no site do WonderKing Online e se cadastre, é tranquilo. Só torça para conseguir uma chave do closed beta... ou espere até o open beta, que vai ser em breve.

Outra coisa, não uso MSN nem que me paguem. Evito Micro$oft sempre que posso,

Té++

Anônimo disse...

Realmente, eu tb me surpreendi com wonderking. Espero que consertem os bugs logo. Estou ansioso pra ver o lançamento oficial do servidor da nDoors

Hidra disse...

A partir do dia 7 de janeiro, o WonderKing Online entrou em Open Beta. Não é mais necessário pegar uma autorização para criar a conta, basta entrar no site, se cadastrar, baixar o jogo e jogar.

Segundo o site oficial, não haverá wipe entre o open beta e a release oficial. Ou seja, é só jogar sem preocupação ;-)

Unknown disse...

cara se pode inton manda por e-mail a chave por favor eu tov querendo muito joga esse jogo
Meu E-mail é:Lucas.barros35@hotmail.com

Hidra disse...

Lucas,

Acho que você não leu o comentário que escrevi logo antes do seu...

Não é preciso mais ter a chave para jogar. Agora o jogo está em open beta. É só criar uma conta no site ( http://www.playwonderking.com ), baixar o game, instalar e jogar.

Unknown disse...

cara ajuda ae
eu criaei a acc tudu
mais quando eu fui instalar o jogo apareceu um erro
alguem podi mi ajuda?

Anônimo disse...

Ae Hidra Qual seu level no WonderKing Online? Me add Hidra meu nome é MegaZord to lvl 35 ^^

Hidra disse...

A partir do dia 28 de janeiro o jogo deixou de ser beta. Agora é oficial: já tem até a lojinha de itens (afinal o game tem que dar lucro).

Um bom site para acompanhar as notícias do game, fora o próprio http://www.playwonderking.com , é o brasileiro http://www.wondernews.com.br .

Anônimo disse...

cara,estou adorando esse jogo e quero muito jogar-lo, jah instalei, mas ele está leeeerdo demais, eu aperto "ALT" e demora 1 segundo pra pular, nao sei qual o problema...tenhu 1mb de conecção, meu pc eh simples, mas falaram q nao precisa se preocupar com placas de video...se poder me ajudar agradeço, tou doido pra jogar, meu email eh nicarao_rhapsody@hotmail.com

vlw

Hidra disse...

Apesar do jogo não ser "aquela coisa" em termos de gráficos, afinal é 2D, é interessante que se tenha sim uma placa aceleradora de vídeo. Lógico que não precisa ser uma top de linha, mas ajuda um pouco, já que há efeitos gráficos nas skills dos personagens e dos monstros.

Minha sugestão é atualizar toda a sua máquina (DirectX principalmente), desabilitar programas que rodem de fundo (anti-virus, messenger etc.) e fazer uma varredura para retirar spywares e outros programas indesejados. Talvez isso melhore a performance.

Té++

Anônimo disse...

poiseh, estou atualizando tudo no meu pc pra ver se funciona, instalei num laptop aki de casa e joguei, tou muito feliz de jogar, tou lvl 18 swordman, meu nome lah do kapopan eh "Brujah"...agora kero arrumar a minha maquina aki pra funfar hehehe

vlw

Wonder News disse...

Visitem o Wonder News e fique por dentro de tudo que rola no universo do Wonderking.

Acesse: http://www.wondernews.com.br/

Maycon disse...

podem me passaer o nome de seus seu persongaens procuro brasileiro.

Anônimo disse...

Jogo rox demais.
Joguei 1 dia, umas 4 horas e peguei lvl 30 ja xD
Rox demais
To de archer =]
Tirando 800 com skill e 250 de atack normal
Fodastico.

Anônimo disse...

Cara sou o cara do post de cima.
Eu to jogando faz 1 semana, lvl 60 *_*
UHuuu
Mas eu criei um warrior full vit.

Hidra disse...

Iow... Eu to level 119 com o meu arqueiro. O interessante é que há quests para todos os níveis, monstros e equips... Bem diferente do MapleStory =)

Anônimo disse...

Caraca o jogo chama muita atenção pelos graficos e skills... Joguei MS por muito tempo e agora to pensando em migrar pro WK... MS eh muito massante.
pois entao eu pesquisei por ai e vi q muitas pessoas reclamam q da muito erro e lag tb... procede? alguem aew tem problema de lag no jogo?
abrass
by †Sm0ke†

Hidra disse...

Iow Sm0ke, dificilmente eu tenho lag. Pode ser da minha net (GVT 10Mb/s), mas mesmo nos horários de pico raramente sinto algum lag muito agudo.

Volta-e-meia tem alguma zica no servidor deles, principalmente durante a semana, e o jogo fica quase injogável. Mas isso acontecia mais logo após o beta, hoje em dia é bem raro.

Sobre erros dentro do jogo, há alguns sim, principalmente referente a algumas quests (quests que não dá pra completar, itens que não saem do inventário etc.). Mas a cada patch as coisas vão se arrumando (sai, geralmente, um patch a cada 15 dias).

É de se considerar que o jogo é novo, então falhas com certeza existem. Mas na minha opinião, mesmo com os erros que se tinha no beta, ainda é bem melhor que o Maple =)

Té++

Anônimo disse...

HSahsuahsuahs pro maple eu nao volto mais, disso nao tenha duvida... entao valewss eu vo testar aki no pc e ver como q fika... se nao prestar eu espero o pc novo, pq esse aki ja deu o q tinha q dar =P
abrass
- by sm0ke

Lih disse...

Odeio quando um bando de noob fala que Wonderking é plagio daquela porcaria de Maple, pra quem não sabe Wonderking já existia a tempos na Coreia, bem antes de Maple, só pesquisar e parar de argumentar sem saber, além de idiota é algo infantil. Wonderking pra mim é o melhor mmorpg, estou fazendo uma ranger. Eu comecei a jogar em Agosto de 2010 e tinha uma Gunslinger lvl 95, uma Paladin lvl 90 e uma Archer lvl 75, mas, um filho da puta que era meu amigo hackeou (Pedro Henrique) e eu parei por 5 meses, mais agora voltei e estou fazendo uma Ranger. Para quem quiser me add: Kitsz

Bjs =*

Unknown disse...

quem poder manda o link do jogo wonderking me add no skpe erick.carvalho29 por favor me ajude quero vouta a joga esse jogo meu nome quando eu jogava esse jogo 6 anos atras era bruxo23 obrigado me ajude.

Hidra disse...

Iow Erick, então, a publisher oficial do game (IgnitedGames), devido a vários problemas com os desenvolvedores, tirou o game do ar indefinidamente... E como já faz anos que isso ocorreu, eu não tenho esperanças de que vá voltar um dia.

"Due to problems that involve Legal Terms which prevented the developers to put new content such as classes, maps, and mobs, plus a massive amount of hackers & exploiters, IgnitedGames (Publisher of the game) have decided to temporarily close the game." - Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/WonderKing_Online