sábado, 6 de setembro de 2008

Mais uma batalha entre Windows e Linux: qual tem o desktop mais "fresco"?

Iow

Como eu disse no meu post anterior, troquei de PC e instalei Ubuntu 8.04 e Windows Vista nos meus HDs. E aí começou a disputa: qual sistema pode deixar o desktop mais "fresco"?

O Windows Vista é tido como cheio de efeitos gráficos, e até criticado por ser mais pesado, consumir mais RAM e coisa do gênero, comparado com o seu antecessor, o Windows XP. Após a intalação de drivers de vídeo e a seleção do tema "Aero" para renderizar as janelas, a interface fica bem interessante, com efeitos de transparência, blur, fades etc. Sim sem contar o glamuroso super+tab, o substitudo 3D do tradicional alt+tab.

O Windows Vista também estréia os Gagets, que são mini-aplicações que rodam no desktop com várias finalidades, como mostrar o relógio analógico, condição do tempo (clima) etc..



O Windows fica só nisso. No Ubuntu, porém, os efeitos são muito mais interessantes e customizáveis. Após a instalação dos drivers de vídeo e a configuração para habilitar os efeitos de desktop, o Compiz faz juz a fama. A começar pelo cubo, onde cada face é um desktop. Feche uma janela e ela queima, ou explode, por exemplo. Abra uma janela e ela é materializada na sua frente. Aperte o super+tab e humilhe o 3Dzinho do Windows. É tanta coisa que dá pra fazer no Compiz que um post só não é suficiente.

A engine de gagets (também chamados de desklets ou screenlets) já existe no Ubuntu faz muito tempo, e é bem mais ampla e customizável do que no Windows.

Eis uma foto do meu desktop (na janela ali está a página do Blogger, na tela de edição desse post):



Para ilustrar melhor o que estou dizendo, veja esse vídeo no YouTube. (Obs.: a engine utilizada no Ubuntu do vídeo não é o Compiz, mas os efeitos são os mesmos).

Se for para dar uma nota comparativa de 0 a 10 para Vista e o Ubuntu, eu daria 1 pro Windows e 1.000 para o Ubuntu. =)

Té++

Nenhum comentário: