quinta-feira, 14 de maio de 2009

Até que pirateiem a lei...

Iow

Hoje no Jornal Nacional vi uma notícia que me deix alerta. A notícia em questão é refente a uma lei aprovada França, uma lei pioneira contra a pirataria na internet.

Essa lei me preocupa, de certa forma. Não escondo de ninguém (inclusive nos meus post nesse blog) que uso e abuso da pirataria para baixar games, músicas, programas etc.. O meu principal argumento para fazer isso é o alto custo dos artigos não piratas. Como é que eu vou pagar R$250,00 em um game de Wii??? E pior, sabendo que destes R$250,00, mais de 50% é puro imposto? Daí é só ligar a TV e descobrir pra onde esse dinheiro está indo... Ou seja, prefiro piratear.

Mas o que me assusta com relação a essa lei francesa não é o fato do bloqueio da pirataria... Afinal, todo mundo sabe, para cada nova proteção anti-pirataria que surge, aparece junto um cracker para quebrar. Continuar pirateando não será um problema. O maior problema que vejo é com relação a privacidade. As grandes produtoras, gravadoras etc., que tem muito dinheiro para, digamos, "financiar" a opinião de governantes, estão conseguindo de pouco em pouco acabar com a liberdade e a privacidade na internet... De novo, não que isso seja um problema sem solução, afinal a criptografia existe para isso...

Mas imagine um mundo no qual todo tráfego de dados tem que passar por uma entidade analisadora. Além do overhead extra (deixando os downloads mais lentos...), ela poderia exigir que todo o tráfego tem que ser analisável, ou seja, nada pode ser criptografado. Daí começamos a ter um problema realmente grande. Caso algo que seja transmitido esteja cifrado, a entidade intima a pessoa no ato. Claro que, mais uma vez, será possível burlar esse tipo de coisa, porém qualquer deslize e tum... já eram os downloads.

Eu não ligaria de comprar tudo, se tudo tivesse um preço justo. Como isso não é verdade, principalmente na pátria amada dos impostos e dos políticos corruptos, eu digo salve salve a pirataria.

De pouco em pouco o cerco está se fechando contra as pessoas normais que pirateiam não pra vender, mas pra deixar de comprar... como eu e você. O que, vai dizer que o seu Windows é original?

(E como de costume, sempre há uma solução...)

Té++

Um comentário:

Diego Laucsen da Rosa disse...

Não sei se funcionaria, talvez no início.
Lembra que uma vez o Windows queria monopolizar a internet? Pra trabalhar com um sistema operacional Cliente conectando-se a servidor da Microsoft?
Ui!!!!!!